Olh’aaaaaaaaá sardiiiiinhaa lindinhaaa! Vamos a um DIY Sardinhas decorativas??
Esta actividade foi partilha nas redes sociais pela altura dos santos populares o ano passado. Eu sei, demorou um pouco a chegar ao blog mas já aqui está. 😁
Sairam mesmo giras mas ainda não tinha encontrado um modo interessante para as expôr. Mas, noutro dia, durante um sonho, tive uma ideia luminosa. É verdade que ainda não a pus em prática, assim que o fizer actualizo este post. 🙂
A ideia, para não variar, foi inspirada numa actividade da @andreiadavide_nocolodamae.
O processo
Moldes
O primeiro passo foi preparar os moldes com o padrão para as escamas e o do formato das sardinhas.
É preciso:
- 1 rolo de papel de cozinha
- 1 caneta
- pistola de cola quente
- cartão
- tesoura
No rolo de papel desenhámos o padrão. Depois disto, bastou dar relevo com a cola quente (cuidado para não queimarem os dedos). Aqui a intervenção foi principalmente minha, por motivos de segurança, para proteger os dedos da Pipoca – até porque eu estava a usar uma pistola de cola quente grande.
Para o molde da sardinha, desenhámos o formato e recortámos. Simples. 🙂
Massa
Relativamente à massa, há uma variante à base de sal, que tem de ir ao forno. Por isso optei por fazer outra, com amido de milho (há imensas receitas de ambas no pinterest). Para esta é preciso:
- 180 g de bicarbonato de sódio
- 65 g de amido de milho
- 170 ml de água morna
- Corante alimentar
Preparação:
- Misturar bem todos os ingredientes excepto o corante (eu misturei mesmo todos, não sei se foi isso que fez com que demorasse a engrossar).
- Levar a lume brando, mexendo sempre, sem deixar que ferva. A massa estará pronta quando ficar bem grossa, como puré de batata. Acabei por adicionar mais um pouco de farinha (a olho). Estava a demorar mesmo muito a engrossar (ter-me-ei enganado a pesar os ingredientes? 🤔).
- Deixar arrefecer o suficiente (não demasiado, se não endurece) para trabalhar sem queimar
- Por um pouco de corante e amassar.
(receita original aqui)
Mãos na massa
Depois foi estender a massa, usar o molde da sardinha para cortar no formato certo e o rolo para fazer as escamas. Como ainda sobrou massa, fizemos bonecos (bolas com olhos, essencialmente 😂).
Depois de secarem (pusemos ao sol, foi bastante rápido) pintámos com tintas acrílicas. Mostrei algumas técnicas de pintura (spray, pincel, rolo de esponja) que podia experimentar, mas deixei ao critério dela como executar e o resultado foi este.
A massa e as técnicas são muito versáteis pelo que poderão fazer mil coisas diferentes para além de sardinhas. Carapaus de corrida, quem sabe! 😂
Há quem use este tipo de massa para fazer uma “impressão” em relevo do pé ou da mão do bebé, o que dá uma boa prenda de Natal / dia da mãe / pai / avós / padrinhos…
Parece-vos bem este DIY Sardinhas decorativas?
Espreita também este DIY de uma cozinha para crianças aqui 😉
Deixe um comentário