Apresentamos o nosso projecto artístico de análise e exploração sobre a obra de Joan Miró feito em casa com e para crianças!
Este trabalho realizado durante quarentena, a Pipoca estava cansada de cozinhar, por isso foi bom mudar de ares (ahahahahah).
A inspiração
A ideia original do projecto Joan Miró para crianças chegou do blog Criando com Apego. Lembro-me de, em pequena, ficar fascinada com as obras de Miró após visitar uma exposição em Serralves, “Os Mirós de Miró”, chegar a casa e desatar a desenhar sem parar. Fazia por isso ainda mais sentido fazer este projecto com a Pipoca.
Foi, naturalmente, um projecto com uma linha condutora de orientação mas com margem para a Pipoca explorar também à vontade dela.
A análise
Começámos por explorar o livro Miró, da Taschen. Expliquei um pouco da história do pintor, de como o que viveu influenciou as suas obras e fui perguntando à Pipoca o que via em cada uma das obras, o que a faziam sentir, as diferenças que encontrava nelas (evolução artística), o que gostava mais e o que gostava menos. Recordo que ela tem 5 anos por isso todo o discurso foi à medida dela – explorámos mais obras quando assim o pediu, falámos sobre o significado e artista quando mostrava mais curiosidade sobre isso.
Pesquisámos mais algumas obras na internet e imprimimos para colocar na área de trabalho dela.
O desenvolvimento
O passo seguinte foi dar à Pipoca um dos desenhos do Miró para ela pintar ao gosto dela. Quando terminou comparámos com as obras do Miró e percebeu que as cores que tinha escolhido não eram do mesmo “estilo” que as que o Miró usava. Mudou a abordagem na cabeça e pintou mais dois desenhos.
Depois foi tempo para analisar as obras com um olhar mais técnico. O que é que se via mais vezes em todos os desenhos? Que cores predominavam? Quais as formas? Qual o tipo de linha? Escrevi as respostas num caderno e também fizemos o registo numa folha para afixar o painel, para funcionar como guia para o passo seguinte.
Na manhã seguinte a área de trabalho estava pronta para as obras avançarem. Havia limitações nesta fase – era esse o desafio: pegar nas características identificadas e usá-las para criar novas obras – os Mirós da Pipoca. Questionei o que queria fazer, optou por um desenho, uma pintura e uma escultura.
Naturalmente que não se trata de limitar a criatividade da criança, mas antes propor-lhe um desafio diferente, fazê-la reagir e lidar com as condições colocadas. Isso também a leva a olhar para o processo de criação de forma diferente e a explorar os elementos com um novo olhar.
O grande final
O último desafio foi o que mais gozo nos deu – vá-se lá saber porquê 😀 – recriar uma obra de Miró em 3D!
Escolhemos a pintura “Mulher à frente do sol” e encontrar os elementos para a fazer foi uma verdadeira caça ao tesouro!!!
- colcha azul
- uma meia calça preta da mãe e outra da Pipoca
- camisola do pai
- cachecol preto do pai
- limpa cachimbos pretos
- meia esfera vermelha (daquelas máquinas de brindes)
- prato amarelo
- tigela verde
- prato pequeno branco
- pedra ametista escura
- garrafa de ketchup de brincar (que ficou de pernas para o ar ahahahah)
- tampa preta de caixa de tinta
- pauzinho preto que vinha dentro de uns sapatos novos
Depois foi “só” entortar a miúda, posicionar as coisas e tirar a foto sem nos rirmos! Que tal, parece-vos bem?
A Fundação Miró disponibiliza também alguns materiais para realização de actividades com as crianças. É só espreitar aqui.
Deixe um comentário