Depois de muito tempo mais dedicado a partilhar actualizações no instagram e facebook, volto ao blog para uma publicação própria da época: ideias para prendas de Natal para adultos (caseiras / alternativas / compradas) e crianças (fazer / comprar).
As sugestões que aqui faço são resultado de experiências, pesquisas e gostos pessoais, sem qualquer intervenção das marcas ou lojas mencionadas.
Prendas de Natal: porquê perder tempo?
Se é verdade que há um consumo desenfreado e exagerado, mas acredito que podemos e devemos procurar um equilíbrio. Gosto de oferecer prendas de Natal, de encontrar a opção certa para cada pessoa. Não gosto de dar apenas por dar, cada prenda é pensada, personalizada para cada pessoa, nos gostos, no modo de ser. O que me agrada não é realmente dar a prenda, mas a experiência / impacto / surpresa que provoco.
A ideia de mostrar a alguém que gosto dela respondendo àquele gosto específico ou traço de personalidade aquece-me o coração… E tanto pode ser algo oferecido como comprado, que custe mais ou menos (naturalmente, dentro de limites). Claro que não acerto sempre, mas esforço-me, por muito trabalho que dê.
Apesar de não oferecer prendas a todos os meus familiares – são mesmo muitos – ainda assim temos bastantes para dar, sobretudo àquelas pessoas que nos são próximas do coração. Por isso é importante considerar, naturalmente, os custos mas também os gostos individuais.
Para os embrulhos deixei de comprar papel de embrulho e passei a reutilizar jornais / revistas antigas para esse efeito!
Para além das sugestões que já tinha deixado num artigo que escrevi em 2016 (ver aqui) vou acrescentar mais algumas.
Adultos
DIY / originais
As prendas preparadas por nós tendem a ser mais trabalhosas mas normalmente bastante mais gratificantes. Prefiro muito mais “perder” tempo a fazê-las do que a andar de loja em loja à procura de uma solução qualquer. E o valor é completamente diferente!
Moldura com pedras
Esta foi uma das que fiz com a pipoca. Há imensas ideias no Pinterest, é só procurar. Simples e bonito, não é?
Moldura com fotografias “menos bonitas”
Há uns anos resolvi procurar fotografias dos meus tios em poses mais caricatas. O resultado foi ter não uma moldura de imagens dignas de catálogo da família real mas características de cada um: uma disfarçada no Carnaval, outro com uma grande cabeleira, outra assustada a descer um escorrega, outro dentro de uma casa de bonecas, etc.. Ao centro, uma foto dos meus avós a darem um beijinho na boca (sim, algo poucas vezes visto!) – esta ideia foi referida no artigo de 2016 mas acho que vale a pena reforçar!
Azeite aromatizado
Como a família do marido produz azeite, aproveitei e num ano ofereci azeite aromatizado. Comprei os recipientes em vidro para os guardar no Depósito da Marinha grande, a um preço bem acessível. Na altura recorri à bimby, mas não é necessário ter uma. Fica o exemplo de uma receita que poderão fazer.
Snacks
E porque não umas tostas rústicas, bolachas ou chips de maçã (já tinha referido estes no artigo de 2016)?
Ou ainda um belo de um piso (receita de origem alentejana, um preparado que constitui a base da açorda) – também referido em 2016?
Cosmética Orgânica
Gostei muito desta ideia, mas não experimentei. É outra excelente sugestão da Clavel’s Kitchen.
Alternativos
Poderão imaginar muitas motivações para esta ideia e, de certeza, que quase todas as pessoas encontrarão algo na sua própria história que a justifique… Há uns anos fiz uma doação para a Liga Portuguesa Contra o Cancro (em 2016 escrevi, por lapso, que foi para o IPO do Porto) em nome de vários familiares. Coloquei o recibo num envelope juntamente com uma fotografia da pessoa a quem se destinava.
Cabazes
Em vez de dar uma única prenda (há pessoas para quem o custo mínimo é relevante) porque não fazer um cabaz? E, já agora, porque não optar por produtos diferentes que talvez a pessoa de outro modo não experimentasse? Pode ser algo bio ou gourmet. Ou até os dois! E junta-se o útil ao agradável, é um excelente apoio ao comércio tradicional.
Comestíveis
Para além de achar um piadão às embalagens, as compotas da Meia Dúzia são realmente boas. Podem experimentar fazer a receita das tostas rústicas que referi acima e juntar uma das várias hipóteses disponíveis (há uns anos tinham uma de kiwi e baunilha que era de comer e chorar por mais mas, infelizmente, foi descontinuada…..).
E que tal pó de fruta? Intrigados? A D’Aguião é uma empresa criada em 2018 com produtos 100% naturais e 100% sustentáveis. Têm outros produtos para além dos pós, mas, para mim, estes são aqueles que estão no primeiro lugar da lista para experimentar. Podem adquiri-los individualmente ou em cabaz, na loja online. Uma ideia bastante interessante para prendas de Natal, não?!
Cheiram bem mas não são de comer
Já falei da Bewee nas redes sociais. No meu caso, o objectivo foi personalizar a toalha da bebé que aí vem com um desenho da mana. Mas as opções são inúmeras, nomeadamente oferecer aos avós algo com um desenho das vossas crias. Os produtos chegam embrulhados, com um cheiro maravilhoso e com um cuidado inqualificável. E se precisarem de ajuda, a Isabel estará lá para dar todo o apoio e mais algum (loja online e loja física em Leiria – os contactos que fiz foram através do instagram).
Outra loja cheia de coisas boas é a Caturra ora vejam só o porta fotos da imagem! Espreitem, inspirem-se e personalizem.
E que tal sabonetes com um cheiro maravilhoso, champôs sólidos, escovas dos dentes de bambu, garrafas térmicas, palhinhas de metal?….
É espreitar marcas boas como a Mind the Trash, a Saponina, Alquimia da Pele, a Omassi, a Raw Life, Pharmácia das Ervas, …
Se o destinatário da prenda tiver crianças, vale a pena espreitar a Bomull Baby. Para além da roupa e brinquedos, tem produtos como o Eco Egg para lavar a roupa (foi lá que comprei o meu, ando em experiências, daqui a uns tempos farei um artigo sobre isso) que, para já, tem tido muito bons resultados… e poupa imenso em detergente!
Prenda hardcore
Esta será a ideia mais radical de todas. No entanto, por experiência própria, é muitíssimo mais divertida do que poderá parecer à partida! Uma ida à Smash It Room, em Lisboa. Não conhecem? É um lugar onde poderão ir partir coisas, desde pequenas loiças a computadores, televisões, jarrões e o que mais imaginarem. Também podem levar coisas de casa. Dá para mais do que uma pessoa e também têm programas para grupos. É um projeto amigo do ambiente já que dá mais um uso a objetos obsoletos que se destinavam ao lixo. Como tudo o que é partido é separado para reciclar, reduz-se o tempo de preparação que seria necessário para cada objeto (desmontagem), fazendo com que sejam reciclados e disponibilizados como novos materiais mais rapidamente.
Querem ver a minha figura?…
Crianças
Cabazes
Livros e berlindes
Há dois anos não oferecemos uma prenda de Natal à Pipoca mas várias (calma, calma que vou explicar). E não, nada de coisas mirabolantes. Juntei alguns livros, que fui comprando alguns meses antes, berlindes que eram do meu marido, dois sacos para os guardar (que pedi à minha mãe para fazer) e, por último, umas pistas de madeira que comprei no Lidl para fazer percursos para aqueles.
Bolas de água (“water beads”) e acessórios
As bolinhas e os acessórios foram comprados através da Amazon. Recomendo que pesquisem bem porque conseguem preços diferentes pelos mesmos produtos, conforme quantidade, fornecedor e até portes de envio. Posso dizer que uma pequena quantidade dá e dura imenso (tenho guardadas num frasco grande as que hidratei em agosto!). A embalagem que comprei traz as cores misturadas, mas há kits como este da Toys R Us (mais dispendioso do que na Amazon).
Outros
Tintas para pintar com os dedos… ou com o corpo…
View this post on Instagram
Pauzinhos coloridos
Outra ideia para prendas de Natal e a um preço muitíssimo acessível mas com garantia de sucesso: pauzinhos coloridos. Poderão ainda, eventualmente, acrescentar alguns desenhos com desafios (como um tangram). Ideias simples que resultam muito bem!
View this post on Instagram
Bola de luzes
Escolhemos esta bola de luzes com sensor de som, de modo a que as luzes projectem ritmadas com a música. Um verdadeiro sucesso, como podem ver aqui
Mais ideias para prendas de Natal a acrescentar à lista?
Deixe um comentário