Eis uma questão com que qualquer futura mamã é confrontada em determinado momento da gravidez: o que levar na mala para a maternidade?
Eu guiei-me pela lista do blog Era uma vez uma Ervilha, que foi a que me pareceu mais completa e realista. A pertinência de algumas coisas depende do que é fornecido pela própria maternidade e até do que cada uma precisa. A itálico está o que consta da lista original.
Malinha Bebé
- 4 mudas de roupa, separadas em saquinhos (e identificadas (ou não) com etiquetas: 1º dia, 2º dia… etc.) – na maternidade recomendavam só 2 mudas, penso eu. Levei separadas por sacos, até para ajudar o Super Papá, mas sem etiquetas. Gorro, meias, body, babygrow, casaco…
- 4/5 fraldas de tecido – usei talvez 2. Não sei se por não ser mesmo preciso ou se por a I. nunca ter bouçado muito.
- fraldas descartáveis – Se o bebé pesar menos de 3kg, recomendo as fraldas da Libero, tamanho 0. São mais pequenas do que as da Dodot Sensitive (por exemplo) e por isso adaptam-se melhor a bebés mais pequeninos.
chucha (mesmo que não queiram que os vossos filhos usem, como eu, levem. Se vos calha um chuchão como a minha, é preferível terem lá a chucha).Não levem!!! Levei, mas nunca lhe dei e entretanto aprendi que pode comprometer a amamentação, sobretudo se houver problemas de pega ou adaptação à mama da mãe (mamilo raso ou invertido, por exemplo). Para mais informações, procurem o apoio de uma Conselheira de Amamentação (CAM) ou entidade de apoio à amamentação (como a Amamenta Porto).- 2 mantinhas – Levei 1, mas só precisei para o dia da saída
- Compressas, em vez de toalhetes. É muito menos agressivo para a pele sensível dos bebés. Podem demolhar apenas com água ou com água de limpeza da Mustela (por exemplo; é a que tenho usado nos últimos 12 meses).
- Um pente: no primeiro banho facilita a limpeza do cabelo; caso apareça a crosta láctea, também é uma grande ajuda para ir soltando-a aos poucos durante o banho.
- Uma tesourinha para as unhas nova e de uso exclusivo do bebé – lá ensinaram-nos a cortar-lhe as unhas. Mais tarde podem optar pelo corta-unhas (também novo, claro), mas no início é mesmo melhor a tesoura. A enfermeira recomendou a da Wells por ter as pontas mais finas do que normalmente têm, o que facilita. Eu escolhi este kit.
- Um pouco de gel de banho, neutro, para recém-nascidos. Comprei aqueles frascos de viagem vazios para não ter de levar os frascos grandes (podem encontrar na Sephora, Kiko, Tiger …)
Mala da Mamã
- exames médicos + caderneta grávida
- documentos (não esquecer o cartão do seguro)
- 2/3 camisas de noite com abertura à frente até ao umbigo (atenção que as maternidades são aquecidas)
- Cuecas (fralda) de incontinência – Eu usei da marca Continente e funcionaram muito bem.
- 6 cuecas descartáveis + pensos higiénicos (grande absorção) – Usei estes só em casa, mas também durante poucos dias. Logo voltou ao normal, mas há quem precise durante muito mais tempo
- 1 roupão
- 1 chinelos quarto
- 1 chinelos p/ banho
- 2 soutiens de amamentação (Existem das marcas da especialidade. Há também na Primark, mais em conta.
- Faixa ou cinta pós parto – existem com ou sem apoio lombar – Aconselhem-se com o vosso obstetra sobre qual o modelo mais adequado
- elásticos ou fitas p/ o cabelo
- escova cabelo
- maquilhagem – sim, porque não vão querer ter cara de quem acabou de parir nos dias de visitas! – Não usei nada disto (mas se calhar teria ficado melhor nas fotos se o tivesse feito :p)
- saco para por roupa suja
- creme mamilos – Bepantene normal é excelente quer para prevenir quer para tratar gretas! Empastelar depois de cada mamada
- conchas protectoras de mamilos e discos absorventes – Devemos usar as conchas no início (até podemos enrolar e por um disco dentro de cada concha, para absorver o leite). As conchas deixam o mamilo respirar melhor ajudando à cicatrização. Evitamos andar com os discos colados ao peito.
- Se tiverem mamilos rasos ou invertidos, poderão considerar os formadores de mamilos da Medela, ouvi dizer que dão bastante resultado embora não sejam imprescindíveis para conseguir amamentar com sucesso
- compressas térmicas para o peito ( servem para colocar quentes quando se der a subida do leite, para ajudar a desobstruir, ou a frio no peito dorido ou inflamado). – Só usei em casa e daqueles packs de gel que se colocam no microondas ou frigorífico
- produtos de higiene
- garrafas de água grandes e snacks para o internamento para se tiverem sede ou fome entre refeições (pacote de bolachas, uma peça de fruta, umas barrinhas de cereais, etc). Informem-se sobre a alimentação em cada maternidade.
- carregador de telemóvel
- roupa confortável para sair – Saímos de lá ainda bastante barrigudas, não se esqueçam. E com os pés provavelmente ainda mais inchados (a não ser que sejam fabulosas como a Kate Middleton e fiquem logo com um ar de quem não passou por nada).
A Era uma vez uma Ervilha ainda acrescentou as recomendações de algumas mamãs:
- Betadine espuma (frasco encarnado) para a higiene da episiotomia (santinho) – A Pipoca nasceu de cesariana, não precisei de nada destes ítens.
- Daquelas almofadas circulares (ou mesmo uma bóia de praia) para nos sentarmos. Caso sejamos cosidas alivia bastante. Usei e fiquei muito agradecida pela existência delas.
- uma compressa de gel em forma de penso higiénico que se pode usar a frio para aliviar as dores dos pontos – também podemos usar preservativos congelados, ou pensos humedecidos congelados, segundo as enfermeiras. Isto só é necessário se formos cosidas. – Usei os preservativos congelados. Impecável.
- um stock razoável de pensos higiénicos tendo em conta que os lóquios duram aproximadamente um mês (não é necessário serem todos de grande absorção, depois o fluxo normaliza)
- Deixar comida preparada ou assegurar alguém que a faça para os primeiros dias. O ideal seria deixar o frigorífico e a dispensa bem abastecidos… (é aqui que as Mães, as Irmãs e as Sogras passam a santas) – Eu cá aconselho a terem uma boa lista, variada, de números de telefone de take aways, caso não tenham tanto apoio da família, ou em caso de necessidade de última hora. – Sem dúvida, em relação às mães e sogras. Mas tenham cuidado para que isso não seja uma desculpa da família para estarem sempre em vossa casa (a não ser que o queiram). Tive alguns momentos em que gostava que gostava de não ter tido a família tão presente (queria descansar mas sem ter de estar sempre recolhida no quarto…).
Mala do Papá
- é importante ter o telefone carregado, com saldo e com energia
- manter o carro sempre com combustível nas últimas semanas
- máquina fotográfica e de filmar e carregador com baterias carregadas e cartões com memória livre!
- Carregadores para equipamentos electrónicos
- eu coloquei também umas bolachas e um pacote de leite (já sei o que a casa gasta) embora houvesse onde comer por perto e o hospital fornecesse um chá e umas bolachas
- Como a Pipoca nasceu no privado pôde dormir lá, por isso também teve de colocar roupa para ele, pijama, coisas para a higiene pessoal
O que vos fez falta? O que não precisaram?
Deixe um comentário